quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Cruzeiro

Após a visita aos pontos mais importantes da cidade do Cairo (piramides, museu, e mercado), às 6h da manhã, partimos em vôo interno para Luxor. Aí, embarcámos no cruzeiro, que duraria cerca de 7 dias. Um barco modesto mas com todas as garantias para nos proporcionar dias inesqueciveis nas águas do Nilo!

Vejam o barco:

As lojas do Cairo

Esfinge

Com 73 metros de comprimento, a esfinge, representa um leão com a cabeça humana, na qual houve quem reconhecesse as feições do faraó Quéfren, de guarda ao seu próprio tumulo! Várias vezes, o rosto da esfinge foi coberto pelas areias do deserto, ficando apenas a descoberto o rosto. Por cada vez que isso acontecia, era dado uma ordem de restauro, sendo o mais famoso o de Tutmósis IV.
Segundo se conta, Tutmósis IV, sonhou com seu tio já falecido - Harmakis- onde este lhe dava ordem para desenterrar a esfinge por completo.
Meus amigos, sentir a energia deste local, foi algo divinal! Ao revelar estas fotos, reparei num pormenor interessante. Reparem na aura que se forma em volta da piramide e da esfinge, na figura seguinte! Interessante não acham? O mesmo se observa na fotografia do texto sobre a piramide de Gizé! A força deste local é única. Devido à sua importância, à quantidade de vidas envolvidas, este local tornou-se quase um local iluminado por uma energia fantasma...

Gizé

Conta-se que Quéops, cujo reino veio depois do de Rampsinito, ordenou que todos os egípcios trabalhassem para ele. Mandou construir uma obra colossal - o complexo funerário de Gizé! Trabalhavem 100 mil homens de cada vez, sem parar, cada grupo por um período de 3 meses. Só a estrada, pela qual transportavam as pedras para a construção da pirâmide, levou 10 anos a ser construida!
A própria pirâmide levou 'apenas' 20 anos a ser construida.
Neste complexo, encontram-se as três grandes pirâmides (de Quéops, Quéfren e de Miquerinos), e a Esfinge. Os três monumentos estão dispostos em diagonal, de forma a que nenhum tape o sol aos outros!
Registei os melhores angulos...

Na base da piramide!

Hotel no Cairo

Situado longe da confusão do centro da cidade, este Hotel, prima pela sua localização periférica, e pela proximidade em que se encontra das 3 piramides e da esfinge!
Além de acolher turistas, este hotel também possibilita aos habitantes com poder económico mais elevado, a realização de casamentos.Acontecimento que tivémos oportunidade de presenciar logo na primeira noite em que chegámos.

Cairo!

Após quase 7 horas de voo, chegámos ao Cairo!
Olhando do avião, apercebo-me que é dificil viver no Cairo. Os prédios amontoados, e de cor escura, (como eu tinha ideia), fazem-me crer que não existe muita ordem urbanistica, e que o estilo de vida na cidade é 'salve-se quem poder'!
A sensação é única - afinal eu estava a chegar à capital do Egipto, mal podia esperar para conhecer em pormenor tudo aquilo que todos já conhecemos de fotos e televisão.
Vejam os prédios como se confundem uns nos outros!!!